Oração do dia a dia

Oração de São Francisco de Assis

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Amém.



Outra Oração de São Francisco de Assis

Seráfico São Francisco de Assis, que recebestes em vosso corpo as cinco chagas de Jesus Cristo, orai por nós. Bem-aventurado São Francisco, eu pecador arrependido dos meus pecados, rogo a vossa intercessão para que eu seja perdoado de minhas faltas.

Peço-vos, meu glorioso e milagroso São Francisco, que com o meu perdão, obtenhai do Altíssimo a permissão de me socorrer, que estou vos pedindo essa proteção, animado da mais ardente fé em vosso poder milagroso.

Lembrai-vos de mim. Eu vos peço, meu Seráfico São Francisco, a graça de (fazer o pedido aqui). Creio, firmemente, que ouvireis a minha prece.

Assim como amansaste o lobo, assim havereis de amansar o coração dos pecadores, inspirando aos cristãos bons sentimentos. Assim como vivestes em paz com o senhor meu Jesus Cristo, assim também fareis que eu viva em paz, ao abrigo dos maus imprevistos.

Assim como fostes, pela graça de Deus, milagrosamente curado da doença mortal, assim, com a permissão de nosso senhor Jesus Cristo, curai-me desta doença.

Em sua sabedoria, Deus nos submete a provas para nos experimentar, mas o seu infinto Amor também nos salva e vós Seráfico São Francisco de Assis, sois o amoroso servo de Deus, sempre cheio de caridade para com os que imploram proteção, vinde, pois em meu auxílio.

Inspirai-me, Seráfico São Francisco, o amor de Deus, o amor aos meus semelhantes, a prática da caridade cristã para com os pobres, os enfermos, os aflitos.

Louvado seja Deus, pela sua misericórdia. Para sempre seja louvado. Amém!

São Francisco nasceu em 1182 na cidade de Assis em Itália. Pertencia à burguesia e dessa condição tirou todos os proveitos. Igualmente ao seu pai, tentou trabalhar na área do comércio, mas rapidamente abandonou a ideia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando dessa forma alcançar o “status” que sua condição exigia.

Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco abandonou tudo, andando errante e desarrumado, o que era uma verdadeira afronta contra sua sociedade burguesa. Entregou-se à pobreza, à simplicidade, ao amor total por todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Franciscanos e, com sua amiga Santa Clara, fundou a Ordem das Damas Pobres. Em 1221, por inspiração ao seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados.

Francisco, também chamado o pobrezinho de Assis, foi uma pessoa do paz e do bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava ao Sol, à Lua e às Estrelas. A sua alegria, ternura e simplicidade granjearam tanta simpatia, que fizeram dele um dos santos mais populares dos até aos dias de hoje.